Software para Emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)| OTK Sistemas

Software para Emissão de NF-e

Ganhe Flexibilidade e Facilidade no Processo de Emissão e Acompanhamento das Notas Fiscais

O Software para Emissão de NF-e desenvolvido pela OTK atende plenamente a legislação fiscal e tributária e está de acordo com o Layout 3.10 da NF-e. Atende a venda de produtos (Nf-e) e serviços (NFS-e), entrada de produtos importados, remessa de mercadorias, entre outros.

A ferramenta de emissão de NF-e faz parte do Software de Gestão de Vendas e Faturamento da OTK. A solução pode ser adquirida individualmente ou integrada aos demais módulos do ERP OTK. Assim, mesmo que atualmente sua empresa utilize somente o software para emissão de NF-e, você garante que sua empresa já esteja preparada para atender futuras demandas que surgem com o crescimento do seu negócio. Isto significa que não irá perder o investimento da implantação do sistema, nem as informações históricas dos seus clientes.

Vantagens de Utilizar o Software para Emissão de NF-e da OTK:

O Software para Emissão de NF-e vai além do sistemas gratuito do SEFAZ e inclui diversos recursos para facilitar a emissão e controle da NF-e.
Confira abaixo as principais vantagens:



Quer Integrar com o Sistema de Gestão?

Torne o processo de emissão de NF-e mais rápido e totalmente integrado às demais
áreas da sua empresa conforme a necessidade do seu negócio.

Solicite uma Demonstração »

Explore os Módulos do ERP OTK Sistemas

O Software para Emissão de NF-e é facilmente integrado aos demais módulos do ERP OTK Sistemas. Assim, você controla todas as etapas de um pedido em uma única ferramenta! Como nossa solução é flexível, você tem total liberdade de adquirir somente os módulos que são interessantes para as necessidade do seu negócio.



Como Funciona o Processo de Emissão da NF-e no Software OTK?

O Software para Emissão de NF-e da OTK conta com diversas etapas, seguindo um modelo operacional estruturado e que automatiza várias tarefas da sua empresa. Confira o fluxo abaixo:

 
Emissão Nf-e Automático

1. Emissão da Nota Fiscal

Empresa emissora gera um arquivo eletrônico XML (corresponde a NF-e) diretamente no Software para Emissão de NF-e da OTK, que pode ser acessado na versão cliente-servidor (desktop) ou virtualizado (na nuvem), contendo as informações fiscais da operação comercial.

 

 
Emissão Nf-e Automático

2. Assinatura Digital

NF-e é assinada digitalmente através do Certificado Digital, que garante a integridade dos dados e autoria do emissor.

 

 
Emissão Nf-e Automático

3. Transmissão da NF-e

O arquivo eletrônico (NF-e) é transmitida pela internet para a Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz) de jurisdição do contribuinte emitente;

 

 
Emissão Nf-e Automático

4. Validação da NF-e

A Sefaz efetua uma pré-validação do arquivo eletrônico (NF-e) e devolve um protocolo de recebimento (Autorização de Uso), sem a qual não pode haver o trânsito da mercadoria, este documento é arquivado no sistema.

 

 
Emissão Nf-e Automático

5. Disparo Automático de E-mail ao Destinatário

Após o recebimento da chave e do protocolo de recebimento do Sefaz o sistema dispara automaticamente um e-mail para o destinatário (cliente) com o XML e o Danfe, permitindo a validação do destinatário antes mesmo da mercadoria ser entregue.

 

 
Emissão Nf-e Automático

6. Emissão do DANFE (Opcional)

Para acompanhar o trânsito da mercadoria a empresa pode emitir um DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), que pode ser emitido a partir do Software para Emissão de NF-e da OTK e pode ser impresso em papel comum. Este documento não substitui uma Nota Fiscal, mas contém a chave de acesso para consulta da NF-e na Internet e um código de barras que facilita a verificação das informações da NF-e pelas unidades fiscais;

 

 
Emissão Nf-e Automático

7. Escrituração da NF-e

Através da chave de acesso contida no DANFE o contribuinte destinatário pode verificar se os dados estão vinculados a uma NF-e já autorizada pelo SEFAZ, garantindo sua autenticidade para a escrituração da NF-e. O contribuinte emitente da NF-e realiza a escrituração a partir das NF-e emitidas e recebidas.

 

Perguntas Frequentes sobre a NF-e

1O que é a NF-e?
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento eletrônico com validade jurídica que atende ao atual modelo nacional de documentação fiscal digital exigido pelo Governo Federal. Por se tratar de um documento com existência apenas digital, ele pode ser emitido e armazenado eletronicamente e tem sua validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente e pela recepção pelo Fisco do documento eletrônico, antes da ocorrência do fato gerador.

O modelo substitui a emissão do documento fiscal em papel (nota fiscal modelo 1 e 1-A) e tem o mesmo objetivo de documentação, para fins fiscais, das operações de circulação de mercadorias ou de prestação de serviços ocorrida entre as partes.
2Quem é obrigado a emitir a NF-e?
O projeto de implantação da NF-e é conduzido pela Secretaria da Fazenda e prevê a obrigatoriedade de utilização por determinados setores, sob pena de multas em casos de descumprimento dos prazos estabelecidos. Clique aqui para ler nosso post sobre a obrigatoriedade da NF-e.
3Qual layout da NF-e está em vigor atualmente?
Atualmente vigora o Layout 3.10, contendo diversas mudanças em relação aos layouts anteriores, garantindo ainda mais segurança nas operações de emissão da NF-e. A OTK Sistemas já está preparada para atender essas exigências.
4O que é Certificado Digital?
O certificado digital é a garantia da validade jurídica da nota fiscal eletrônica. Todas as empresas que emitem a NF-e devem ter pois ele funciona como uma carteira de identidade virtual que permite a identificação de uma pessoa nas transações realizadas por meio eletrônico. Confira aqui o post no nosso blog sobre como funciona e como obter o Certificado Digital.
5Como funciona o Certificado Digital?
Ele funciona como uma carteira de identidade virtual, que permite a identificação de uma pessoa em transações realizadas por meio digital que necessitem validade legal. Assim, essa tecnologia confere a mesma validade jurídica ao documento assinado digitalmente do que um documento assinado em papel.
6 Como obter o Certificado Digital?
Para obter o Certificado Digital, a empresa deve escolher entre um das Autoridades Certificadoras (AC) da ICP-Brasil e solicitar a emissão do certificado digital de pessoa física ou pessoa jurídica e depois seguir os procedimentos solicitados pela AC.

Para maiores informações sobre como obter o Certificado Digital, consulte o site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
7O que é Danfe?
DANFE significa Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica e ele serve como um instrumento auxiliar para a consulta da NF-e e para acompanhar o trânsito das mercadorias, pois é uma via impressa simplificada da Nota Fiscal.
8O Danfe substitui a NF-e?
O DANFE não tem o mesmo valor fiscal e assim não pode substituir uma NF-e. Sua função é apenas facilitar a consulta da NF-e, pois ele contém uma chave de acesso que permite o contribuinte a consulta na internet para a verificação da efetiva existência / legalidade da NF-e relacionada.
9Quais as vantagens da NF-e para quem emite?
Existem diversas vantagens da Nota Fiscal Eletrônica em relação a antiga Nota Fiscal em papel. Confira abaixo as principais vantagens para quem emite a NF-e (vendedores):

Redução de custos de impressão do documento fiscal, uma vez que o documento é emitido eletronicamente;
Redução de custos de aquisição de papel;
Redução de custos de armazenamento de documentos fiscais. A redução de custos abrange não apenas o espaço físico necessário para adequada guarda de documentos fiscais como também toda a logística que se faz necessária para sua recuperação;
GED – Gerenciamento Eletrônica de Documentos: A NF-e é um documento eletrônico e não requer a digitalização do original em papel, o que permite a otimização dos processos de organização, guarda e gerenciamento de documentos eletrônicos, facilitando a recuperação e intercâmbio das informações;
Simplificação de obrigações acessórias (Dispensa do AIDF – Autorização de Impressão de Documentos Fiscais);
Redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira;
10Quais as vantagens da NF-e para os destinatários? (Compradores)
Existem diversas vantagens da Nota Fiscal Eletrônica em relação a antiga Nota Fiscal em papel. Confira abaixo as principais vantagens para os destinatários a NF-e (compradores):

Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias, pois o sistema extrai as informações, já digitais, do documento eletrônico recebido. Isso representa uma redução de custos de mão de obra para efetuar digitação, bem como a redução de possíveis erros de digitação de informações;
Planejamento de logística de recepção de mercadorias pelo conhecimento antecipado da informação da NF-e, pois a previsibilidade das mercadorias a caminho permitirá prévia conferência da Nota Fiscal com o pedido, quantidade e preço, permitindo, além de outros benefícios, o uso racional de docas e áreas de estacionamento para caminhões;
Redução de erros de escrituração devido à eliminação de erros de digitação de notas fiscais;
11O que é NFS-e?
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência apenas digital que atende ao atual modelo de registro de operações de prestação de serviços implantado por legislação em diversos municípios brasileiros. Por se tratar de um arquivo digital, ele é gerado e armazenado eletronicamente e tem a sua validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente.

O modelo substitui a necessidade de emissão das tradicionais notas fiscais impressas e é de total responsabilidade dos prestadores de serviços sujeitos ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN).

Solicite um Contato

Junte-se ao time de empresas que estão conquistando melhores resultados com as soluções OTK!
Saiba mais sobre essa solução e agenda uma demonstração.
E-mail:*

Solicite um Contato