Certificado Digital: Segurança e Validade Jurídica na Emissão da NF-e
NF-e: Empresas obrigadas a emitir a NF-e precisam ter o Certificado Digital. Atualmente no Brasil já são mais de 300.000 empresas que aderiram ao programa, emitindo um total de mais de 1,5 bilhão de documentos e transações autorizadas, conforme dados do Ministério da Fazenda em 22/09/1010.
E a ampliação do projeto da Nota fiscal eletrônica está incluindo cada vez mais empresas na lista de segmentos que obrigatoriamente devem emitir a NF-e, com previsão de em 2011 todos as setores já tenham aderido ao sistema.
• Como funciona o Certificado Digital?
Porém, antes de começar a emitir a NF-e as empresas que precisam se adaptar devem ter o Certificado Digital, que é a garantia da validade jurídica da nota fiscal eletrônica.
Ele funciona como uma carteira de identidade virtual, que permite a identificação de uma pessoa em transações realizadas por meio digital que necessitem validade legal. Assim, essa tecnologia confere a mesma validade jurídica ao documento assinado digitalmente do que um documento assinado em papel.
• Como obter o Certificado Digital?
Para obter o Certificado Digital, a empresa deve escolher entre um das Autoridades Certificadoras (AC) da ICP-Brasil e solicitar a emissão de pessoa física ou pessoa jurídica e depois seguir os procedimentos solicitados pela AC.
Para maiores informações sobre como obter o Certificado Digital, consulte o site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Facilidade na Emissão de NF-e com o Certificado
Após tais procedimentos, a empresa está preparada para usufruir dos benefícios da solução da OTK Sistemas para a NF-e, que além de garantir o cumprimento da legislação, torna o processo de emissão de nota fiscal mais flexível e seguro. Conheça todas as vantagens das nossas soluções para a nota fiscal eletrônica.
Compartilhe esse conteúdo: