Obrigatoriedade da NF-e
NF-e: Nova fase de expansão obriga um maior número de empresas a se adequar ao projeto
A Nota fiscal eletrônica (NF-e) já faz parte do cotidiano de diversas empresas brasileiras e desde sua implantação em agosto de 2005 cada vez mais setores estão sendo obrigados a emitir a NF-e.
Dessa vez, a obrigatoriedade será estendida a partir de 01/10/2010 para empresas que atuam em setores como o comércio atacadista de embalagens, fabricação de celulose e fabricação de alimentos e pratos prontos, entre outras. As empresas podem verificar através do site da Sefaz (Secretaria da Fazenda) do seu estado se há inclusões específicas e a partir de qual data serão obrigadas a emitir a NF-e.
• Fiscalização, Multa e Legislação:
As Secretarias Estaduais também são responsáveis pela fiscalização das empresas incluídas conforme a legislação e o não cumprimento da mesma acarreta em penalidades para a empresa. Segundo matéria do site Computerworld, num primeiro momento as empresas serão apenas notificadas, e em um segundo momento serão atuadas.
Em 2010, já foram inclusos novos grupos de contribuintes obrigatórios a partir de 01/04 e outro grupo a partir de 01/10. O objetivo do Fisco é que a partir de 2011 todas as empresas já estejam incluídas no sistema.
• Quem é obrigado?
A OTK Sistemas preparou uma lista com todos os segmentos que são obrigadas a emitir a NF-e.
Solução Vendas e Faturamento para NF-e
Para a sua empresa se adequar a essa legislação, a OTK Sistemas disponibiliza a solução que engloba o módulo de Vendas e Faturamento (NF-e), que proporciona mais flexibilidade e segurança no envio de dados da NF, simplificando as tarefas envolvidas e ainda permitindo um acompanhamento constante das notas enviadas e emitidas. Conheça mais sobre o módulo aqui.
Compartilhe esse conteúdo: